Granola caseira – uma espécie de receita

granola caseira
Já ando há que tempos para colocar aqui a minha receita de granola. O ano passado até cheguei a tirar fotografias em jeito de tutorial, mas depois nunca arranjava tempo para fazer o post. Ontem, quando pus uma fotografia da minha granola no Instagram e fui bombardeada com pedidos da receita, decidi que estava na altura de dar a conhecer o meu segredo. Na verdade, isto não tem nada que saber e é tão fácil e rápido de fazer, que, depois de experimentarem, vocês nunca mais vão querer granola de compra.

Esta é, então, a minha receita base de granola. A primeira receita de granola que fiz foi a da Bimby (livro verde de receitas saudáveis), mas achei demasiado doce e fui adaptando. Li várias receitas e fui retirando ideias daqui e dali. Ao longo de vários meses, fiz muitas experiências até chegar àquela que, posso agora dizer, é a base que nunca engana. A esta base podemos acrescentar ingredientes, consoante o gosto de cada um. Por exemplo, nós não gostamos muito de frutas secas, tipo alperce, passas ou figos secos, mas há quem as adicione no final. Já experimentei com bagas Goji ou maçã desidratada com canela, que fica muito bem, mas é mesmo ao gosto de cada um.

O problema desta receita podem ser as quantidades, pois faço tudo a olho. Talvez uma boa relação seja usar na primeira vez 500 gr de aveia e juntar os outros ingredientes numa relação de 70:30, mais coisa menos coisa. À medida que forem experimentando, vão acertando cada vez mais nas quantidades certas.

Ingredientes para a mistura seca: 
– aveia (já experimentei com outros cereais, como flocos de centeio, de arroz ou trigo sarraceno, mas chegámos à conclusão que a aveia não precisa de companhia!)
– frutos secos (invariavelmente amêndoa e noz; outros frutos se tiver em casa)
– sementes (de girassol, linhaça e de abóbora)
– coco ralado (descanse quem não gosta de coco, pois o sabor não se nota por aí além)
ingredientes secos granola
Ingredientes para a mistura líquida:
– geleia de arroz (para um quilo de aveia, uso um pouco mais de metade de um frasco de geleia de arroz)
– 1 c. sopa de óleo de coco (alternativa: azeite, como se vê na foto)
– xarope de ácer ou mel a gosto para adoçar mais, mas é opcional
– 1 ou 2 c. sopa de canela, a gosto
Podem usar apenas mel se quiserem que fique bem docinho.
ingredientes granola
Preparação:
1. Se não quiserem apanhar amêndoas inteiras, triturem ou partam os frutos secos em bocados mais pequenos.
2. Misturem todos os ingredientes secos numa tigela funda.
3. Levem os ingredientes líquidos todos misturados a lume brando até levantar fervura, mexendo de vez em quando.
4. Depois de levantar fervura, juntem o líquido à mistura seca, misturando tudo com uma espátula tipo salazar. Vão juntando aos poucos, de modo a cobrirem toda a mistura. Costumo deitar os restos que ficam no fundo (e que não ficam embebidos com o líquido) dentro do tacho do líquido, para aproveitar tudo.
É difícil dizer qual é a dose certa de líquido para a mistura seca, mas, por exemplo, para 1 kg de aveia (mais restantes ingredientes), uso um pouco mais de metade do frasco de geleia de arroz + óleo de coco + mel.
20160129_155703507_ios
A consistência desejada é pegajosa, deve pegar-se à espátula e aos dedos, tipo assim:
20150626_135437118_ios
5. Vai ao forno pré-aquecido durante 15-20 minutos a 130ºC (função ventoinha). Atenção: esta parte é crítica, pois, dependendo do forno, a granola pode queimar muito depressa. Costumo pôr um temporizador para mexer a granola de 5 em 5 minutos, ou menos, se necessário. Caso optem por uma temperatura mais elevada, têm de mexer a granola com mais frequência, caso contrário a parte de cima queima.
tabuleiro granola
6. Quando estiver com uma cor dourada e aparência tostada uniforme, retirem do forno e deixem arrefecer no tabuleiro. Vão reparar que a granola começa a endurecer e a formar um bloco. É necessário ir desfazendo o bloco com as mãos e mexendo para as camadas inferiores entrarem em contacto com o ar e endurecerem também. É nesta parte que decidem o quão estaladiça fica a vossa granola e o tamanho dos bocados que partem com as mãos. Podem deixar arrefecer totalmente e partir de uma vez, ou ir mexendo aos poucos.

Depois de fria, guardem num frasco com tampa hermética para não ficar mole e desfrutem!

20160129_170737169_ios

Posts relacionados

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *