Às quartas na net (com um dia de atraso)

Como tive algumas reacções positivas de leitoras sobre a receita de desodorizante caseiro que mencionei na edição da semana passada desta rubrica, hoje decidi chamar-vos a atenção para as receitas partilhadas em português no blogue Zero Lixo e falar-vos de um livro sobre cosmética natural.

The Natural Beauty Solution: Break Free from Commerical Beauty Products Using Simple Recipes and Natural Ingredients

Não é fácil encontrar receitas de cosméticos naturais que sejam fáceis de fazer e usem ingredientes fáceis de encontrar. Este livro, The Natural Beauty Solution, não só tem um design muito elegante e apelativo, como nos ensina a fazer os nossos próprios cosméticos de modo fácil e acessível. O único ingrediente que não sei onde e como comprar são os vários hidrossóis* (se alguém souber, agradecia), mas como não são fundamentais para todas as receitas, não considero problemático. Já experimentei, assim, várias sugestões para os esfoliantes e máscaras faciais, já reuni os principais ingredientes de que fala o livro e agora só me falta algum tempo, dedicação e coragem para experimentar os restantes, nomeadamente champôs e tónicos faciais.

Por outro lado, o livro português “Beleza NaturalCosméticos e tratamentos feitos em casa para todas as idades” de Maria do Céu Painhas foi uma desilusão. Omite informações essenciais como a conservação e o tempo de armazenamento destes produtos caseiros. Sendo muitos deles feitos à base de  produtos alimentares, requerem um armazenamento no frio e têm uma validade limitada a poucos dias ou semanas. Esta informação não é óbvia para todas as pessoas e deveria ser incluída junto a cada receita.

Por fim, e fugindo um pouco ao tema da cosmética natural, um post da Rosa Pomar, que admiro e muito respeito, sobre as calças de ganga de produção nacional e valor elevado de que falei há uns dias. Ela levanta questões pertinentes que, apesar de continuar a achar 300 € um preço excessivo para umas calças de ganga, ainda que durem a vida inteira, me puseram a pensar. Deixo-vos com um breve excerto:

Actualmente no mundo ocidental a roupa (tal como a comida) é demasiado barata, não reflectindo no preço de venda o seu verdadeiro custo (calças de ganga a vinte euros são só para quem pode fechar os olhos às condições em que são feitas). Isto faz com que cada vez se compre mais peças de roupa e que elas sejam encaradas como um bem praticamente descartável.

 

*Actualização: o termo mais adequado é hidrolato (ver caixa de comentários).

Posts relacionados

4 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *