Hortas verticais, minhocas e permacultura

Às vezes sinto que sou daquelas pessoas que se entusiasmam por tudo e depois não conseguem fazer nada ou tentam fazer tudo ao mesmo tempo e nunca sai nada bem. É a macrobiótica, é a costura, é a compostagem, é a jardinagem. O que me vale é que nunca me atiro de cabeça a nada, ou seja, vou fazendo aos poucos, continuando a haver espaço para os interesses que já existiam ou outros novos (há sempre qualquer coisa nova para aprender).

Mas uma coisa é certa: nenhum dos workshops que fiz nas mais diversas áreas caiu em saco roto. Mais recentemente a macrobiótica serviu para ir integrando na minha alimentação certos alimentos e formas de cozinhar que, de outra maneira, nem me lembrava deles. A compostagem que comecei em Janeiro está finalmente com aspecto de composto graças a todos os bichos de conta, lesmas e outras criaturas que povoam a minha caixa. Ainda assim, e apesar da colaboração do cozinheiro cá de casa que já me pergunta “queres isto para a tua caixinha?”, não sentia que a minha experiência estivesse a corresponder às minhas necessidades de evitar ao máximo deitar para o lixo material biodegradável. A caixa era pequena e estava quase cheia. Cheguei a um impasse: ou arranjava uma caixa maior ou passava para a vermicompostagem. Mas onde arranjar minhocas? Não as queria comprar. Este tipo de minhocas reproduz-se a uma velocidade incrível,  por isso não me parece bem que se faça negócio com elas. É o que acontece também com o fungo do kéfir. Aquilo cresce naturalmente e as pessoas têm dar o excedente, pois é impossível dar vazão a tanto kéfir numa família padrão. Mas a maior parte das pessoas faz negócio com isto. Não entendo… Mas voltemos ao assunto.

As minhas dúvidas foram respondidas na Oficina de Hortas Verticais, organizada pelo Lugar da Terra no Zambujal, Sesimbra, a que fui ontem. A formadora deu o workshop integrado no âmbito da permacultura, logo, era natural que se falasse em reaproveitamento de resíduos e devolver à terra o que é da terra. A compostagem. Perguntou logo se alguém queria levar minhocas para casa e eu não hesitei. Trouxe 15, que é aquele número bom para daqui a três meses ter uma legião delas. Sei quem se vai passar com isto…

Foi uma oficina muito gira. Houve uma dinâmica engraçada no grupo e ficou desde logo demonstrado o interesse numa oficina de compostagem. Aprendemos sobre os 12 princípios da compostagem, falámos sobre sementes, pragas, herbicidas e fertilizantes naturais, legumes que querem sombra ou sol e, na segunda metade, fomos para a rua meter a mão na terra. Eu fiquei espantada com os conhecimentos que já tinha da coisa. Afinal, as minhas várias experiências de jardinagem na varanda de casa ou no mini-canteiro na era pré-gafanhotos serviram para alguma coisa, mesmo que a maior parte tenha tido um final infeliz. As perguntas que fiz não foram totalmente disparatadas e senti-me realmente integrada, como se estivesse no meu mundo. Até mexi nas minhocas com mãos desnudas! Trouxe-as para casa, num copo de plástico embrulhado com alumínio (super sustentável!), metia-as na sua nova casa, falei com elas (hahaha, esta parte é mentira!) e fui a correr fazer uma sopa e beber um café – elas adoram borras de café – para lhes dar de comer e garantir que não fogem enquanto lhes arranjo uma mansão à medida.

Enquanto havia luz, plantei também tudo o que havia para plantar cá em casa e transplantei o meu primeiro tomateiro que, fiquei a saber, gosta de ficar suspenso no ar. Vou ter finalmente uso a dar a latas e garrafas de plástico. Vou postando os resultados e, enquanto a natureza segue o seu curso, deixo-vos com algumas fotos da oficina.

Um canteiro vertical improvisado com garrafas de plástico. Devido à pouca profundidade, não dá para plantar grande coisa, mas é óptimo para germinados ou erva trigo.
Vermicompostagem. Aqui vê-se o composto praticamente pronto com minhocas vermelhas da Califórnia.
Um canteiro vertical improvisado com vasos e uma cana de bambu.
Plantar morangos em latas de metal. Convém forrar as latas ou usar daquelas latas já permeabilizadas (têm uma espécie de tela branca no interior).
Várias culturas num garrafão de água.
A minha experiência em casa. Em baixo um futuro tomateiro, que, como aprendi, gosta de estar suspenso de pernas para baixo. Em cima, um pé de hortelã mirrada, mas acho que foi um erro. O manjericão é que dá bem com o tomate, não sei onde estava com a cabeça….

Posts relacionados

2 comentários

  1. Também achei que nunca ia conseguir tocar nas minhocas, mas até fugirem 🙁 andava sempre a pegar-lhes (exagerando um bocadinho…).

    E como eu te compreendo com essa de fazer mil e uma coisas.

    Em breve estás uma hortelã 🙂 !!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *