37 (aos amigos)

Costumo dizer que não tenho muitos amigos. Dos amigos da faculdade fui-me afastando, ao longo dos anos, não mantendo contacto pessoal regular com ninguém em particular (apesar de haver algumas pessoas que guardo no coração e com quem me encontro algumas – poucas – vezes por ano como se nunca nos tivéssemos separado) e os amigos que fiz pelo mundo ficaram lá, pelo mundo, longe de mim, na Alemanha, em Espanha, na Austrália, com as suas vidas ocupadas e os seus afazeres que vamos tentando actualizar no Whatsapp.

O Facebook também ajuda a conservar o contacto com muita gente, mas são poucos aqueles a quem possa chamar amigos – aqueles a quem posso telefonar num aperto que é mais ou menos assim como distingo os amigos a sério dos outros. Quando conheci o Tiago, conheci também os seus amigos. E tantos que eles eram. Dez anos depois, criei laços, mais fortes com uns do que com outros, como é natural, mas todos eles fazem parte de dez anos de vida em comum, dos dez anos mais importantes da minha vida, aqueles dez anos em que fui mãe, em que me libertei, em que me conheci melhor, em que me superei. Ainda assim, penso muitas vezes que, fora algumas excepções, eles são amigos do Tiago e que, se algum dia nós nos separarmos, os amigos irão com ele também. Foi por isso – mas também por termos todos as agendas tão preenchidas e, muitas vezes, exigir um esforço sobrenatural para conseguirmos estar em todo o lado (tantas vezes que já falámos nisso) – que pensei que ninguém viria à minha festa de anos (esta minha insegurança que me acompanha). Também por causa disso, falhei algumas pessoas que demorei demasiado tempo a convidar e depois achei que ficaria mal convidar em cima da hora. Ainda assim, houve muitos amigos que quiseram vir celebrar comigo os meus 37 anos de vida, no sábado passado, dez anos depois de nos termos conhecido. Aos 27 eu era diferente, eles também. Estamos todos muito mais crescidos e gratos por tudo o que a vida nos tem dado, e a vida dá-nos coisas boas se as soubermos aproveitar. E eu estou muito grata pelos amigos que temos.

Este era para ser um post sobre os meus 37 anos, mas acabou por ser um post aos amigos. Porque, sem eles, o meu dia de anos não teria sido tão espectacular.

O bolo estava maravilhoso e foi obra da Sabores da Alma.

Posts relacionados

2 comentários

  1. E uma salva de palmas 👏🏼😀!
    Estive 100% ausente fisicamente …mas sinto que estive lá 😜!
    Felizes 37 anos … e que venha sempre ➕1 por muitos anos 🎈!
    Beijinhos( estreei-me aqui :))

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *