10 sugestões de livros infantis

Está aí a Feira do Livro. Já lá fui desgraçar-me, ou melhor, abastecer toda a nossa família com livros para o ano inteiro. Este ano, como a Inês já sabe ler, decidi criar-lhe uma lista de leitura para o verão, mas sobre isso falarei mais tarde. Por enquanto, gostaria de deixar algumas sugestões dos livros que mais se têm lido cá por casa, na hora da história antes de dormir, para a faixa etária dos 3 aos 6.

Temos este livro há muito tempo, foi uma grande amiga que deu à Inês-bebé e que continua a ser um sucesso agora também para a mais nova. É uma história sem palavras, em que o texto está na nossa imaginação.

Este foi a compra mais recente escolhida por mim. Fascinaram-me as ilustrações, mas a história é também muito doce: a amizade improvável entre um menino e uma baleia. Mas as ilustrações… dão vontade de entrar dentro do livro!

Uma história simples e leve de esperança, que nos ensina a nunca desistir.

Este livro é maravilhoso. Na verdade, não o temos, mas já o trouxemos da biblioteca duas vezes e a Inês está sempre a pedir para o ler. A história é muito doce e ensina-nos a ver sempre o lado bom das coisas. É maravilhoso, já disse.

Este livro também fui eu que escolhi. Acho que elas não gostam muito das ilustrações, mas eu adoro-as. A história é de imaginação e esperança. E é de autor português.

Fofinho, desperta o amor pelos livros e incute o gosto pela leitura. Ambas gostam muito da história.

A Alice chora sempre que o pinguim se perde, mas esta é, essencialmente, uma história sobre a amizade.

O Tino é muito engraçado. Vive no Pólo Sul, mas o que ele queria mesmo era ir para o deserto. Escrito em verso (é sempre uma boa aposta) com palavras giras e difíceis, a história relata a viagem de Tino e todas as peripécias que vive até perceber que não precisa de fugir àquilo que é para ser feliz.

Também já temos este livro há muito tempo e eu gosto muito de o ler. Grisela é uma ratinha triste que tenta mudar de cor várias vezes, sem sucesso, pensando, iludida, que outra aparência lhe traria mais felicidade. Mas, afinal, do que ela estava à procura era mesmo só de um amigo…

Lemos esta história há algum tempo na biblioteca e trazemo-la para casa sempre que podemos. É uma história maravilhosa sobre amizade.

Posts relacionados

3 comentários

  1. Eu lembro-me da Inês levar ” a onda ” para a escola … adorei:)!É giro como os livros infantis mais atrativos são maioritariamente com animais … são mesmo uma influência para as crianças !Quero ler o teu post da leitura de verão para ver se consigo contagiar a Carol com leitura( sem ser eu a ler🤓)!

    1. É mesmo essa a intenção: eles começarem a ler sozinhos, com a mente, sem precisarem de ler em voz alta. Dar-lhe um livro para a mão e ela ficar uma hora entretida a ler… Oh, sonho! eheheh

  2. Ah, grande vantagem(leitura vs sossego) na implementação da leitura nas crianças :)))… acho que passou, neste preciso momento, a ser o objetivo número 1…. e 2:)))

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *