Leituras de 2017 #6

18. História da Menina Perdida, de Elena Ferrante

O último volume da série Amiga Genial. Procurei arrastar a leitura, para adiar ao máximo chegar ao fim do livro, mas não consegui. Este é daqueles livros que se leem de um só fôlego. Mas, como esperava, fiquei triste quando o terminei. Porque fiquei sem a companhia da Lila e da Lenú e porque sei que vai ser difícil encontrar outro autor que supere a genialidade de Elena Ferrante.

Recomendo vivamente a leitura destes quatro volumes (A Amiga Genial, História do Novo Nome,  História de Quem Vai e de Quem Fica, História da Menina Perdida). É do melhor que já li nos últimos anos (décadas? a vida toda?).

19. 1Q84, Livro 2, de Haruki Murakami

Na sequela do volume 1, continuamos a acompanhar as desventuras de Aomame e Tengo e a realidade fantástica do ano de 1Q84, uma espécie de mundo paralelo em que as coisas não são o que parecem. Fica a faltar-me o volume 3 para descobrir como se vão safar os dois da embrulhada em que se meteram e se acabarão algum dia por se reencontrar.

20. Meia-Noite ou o Princípio do Mundo, de Richard Zimler

Até agora, ainda não houve nenhum livro do Richard Zimler de que não tenha gostado. O tema gira sempre em torno dos judeus, perseguição aos judeus nas diversas épocas, cristãos-novos, etc, e são livros muito bem escritos. Zimler é um contador de histórias exímio e, neste livro, nos traz a história da amizade incondicional entre John Zarco Stewart, filho de uma judia portuguesa, e Meia-Noite, um carismático curandeiro trazido de África para o Porto. Gostei muito, são 576 páginas que voam… como uma pena.

Posts relacionados

2 comentários

  1. Não li nenhum desses, mas vou ler certamente, porque já segui os teus conselhos e não me arrependi! Aconselho-te “A Gorda” da Isabel Figueiredo (acho que é isto). Bom Natal

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *