Férias

Não gosto muito de casamentos, confesso. Chateiam-me as roupas, os sapatos, o cabelo, a prenda, o protocolo, a cerimónia. Se pudesse escolher, iria só àquelas celebrações informais, em casa, na praia ou no civil, sem sessões fotográficas intermináveis nem menu de 5 pratos. Aquelas festas em que os próprios noivos se põem a arrumar a loiça no final da festa, uma das imagens que nunca esquecerei, compromisso para a vida, na saúde e na doença, no bom e no mau, no limpo e no sujo, estamos juntos nisto.

Ainda assim, este ano, as nossas férias começam com um casamento. Um daqueles resultados da globalização, ela basca, nome impronunciável, ele português a viver em Macau, cerimónia para os lados de Bilbao. Aproveitamos a deixa e planeamos uma road trip para o regresso. Para as miúdas, ir a Espanha ainda é como ir para um continente diferente. Desta vez prometo não lhes dar nenhum sermão quando se queixarem, pela enésima vez, que estão cansadas ou que não gostam da comida. Porque com a vossa idade, eu só ia para Quarteira. Sabem qual foi a primeira vez a que saí de Portugal, sabem? Prometo.

Comigo levo este livro que está a ser tão (expectavelmente) bom, que estou a tentar adiar o seu fim ao máximo, – e o alívio de ter abandonado o Facebook durante um mês. Alívio de não ser bombardeada com notícias tristes e catastróficas sobre o fim do mundo, a maldade humana, o aquecimento global. Claro que podia simplesmente resistir à tentação de abrir a aplicação, mas, sinceramente, acho que o mundo sobrevive um mês sem sessão iniciada.

Agora, férias.

Posts relacionados

2 comentários

  1. Olá Monia,
    Que excelente escolha para ferias – José Luís Peixoto.:)
    E que tal a leitura? gostou da autobiografia?
    Estou com receio de comprar, porque o Livro desiludiu-me um pouco.:(
    Bjs

    1. Dulce, este não a vai desiludir, garanto-lhe! Especialmente se também gostar de Saramago 😉 Ando para escrever sobre o livro, mas é daqueles que me deixam ser palavras de tão bom que foi!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *