O que ando a ler # 4

Estas foram as minhas leituras no fim do verão (podem ver as anteriores na rubrica #1, #2 e #3). Haverá mais uma rubrica até ao final do ano.

  1. O Silêncio do Mar, de Yrsa Sigurdardóttir
    Na rubrica #1 falei-vos de um outro livro da autora (“Lembro-me de ti”) que, apesar dos seus contornos fantasmagóricos, me prendeu do princípio ao fim como um bom livro de suspense. “O Silêncio do Mar”, o último livro da autora, editado em Portugal este ano, confirma o estilo da autora e a sua capacidade de escrever uma boa história, com um final surpreendente e um enredo original (que se passa, em parte, em Lisboa). Felizmente, esta história não mete fantasmas. Mas isso não é muito óbvio de início, o que me levou a preferir ler este livro durante o dia. Não era necessário, no entanto. Os fantasmas estão bem mortos lá no outro mundo (não é um spoiler, um policial tem de ter sempre um morto, certo?).
  2. Zero Waste Home, de Bea Johnson
    Não é um livro de ficção e não se pode dizer que o tenha lido todo. Este tipo de livros gosto de os ir lendo à medida das necessidades e de saltar os parágrafos que menos me interessam.
    A Bea Johnson foi a precursora do movimento lixo zero que já tem seguidores por todo o mundo. Neste livro, ela explica como consegue, numa família de 4 mais um cão, produzir apenas um frasco de lixo por ano. Dá várias dicas fáceis de seguir, outras nem tanto. Para quem tem interesse neste tema, é um livro obrigatório. Podem saber mais sobre ela aqui.
  3. A Amiga Genial, de Elena Ferrante
    Ora aqui está a autora sensação do ano. Elena Ferrante é um pseudónimo de uma escritora italiana que vive no anonimato. A descoberta, este ano, de pistas que indiciam a sua identidade (aponta-se para a tradutora Anita Raja) fizeram disparar as vendas desta tetralogia sobre a vida de duas amigas de um bairro de Nápoles: Elena e Lila. Mas este sucesso não foi inusitado, porque Elena Ferrante, seja lá ela quem for, escreve realmente bem, conquistando o leitor com histórias de mulheres cheias de força num mundo de homens. Como se diz neste artigo do Expresso, “as suas personagens habitam-nos, e já não temos direito ao que éramos.” É mais ou menos isto. A tetralogia começa com “A Amiga Genial”, seguindo-se de “História do Novo Nome”, “História de quem vai e de quem fica” e “História da Menina Perdida”. Tenciono ler todos em 2017. Recomendo que façam o mesmo.

Posts relacionados

1 comentário

  1. Estou a ler o “Lembro-me de ti” e realmente percebi ontem porque te referes a fantasmas! Já me tinham dito para não o ler à noite! Ahahahah. Estou a gostar! Pode ser que depois leia esse outro da mesma autora!
    Bom ano de 2017!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *