Nova escola

Reunião na nova escola da Alice, que já era a escola da irmã. O facto de as duas passarem a frequentar a mesma escola vai, obviamente, simplificar bastante a nossa logística familiar – acabou-se o ATL, entram e saem as duas juntas; por outro lado, os trabalhos de casa ficarão por nossa conta, já não vai haver ATL para assumir essa parte, mas não é coisa que me assuste (muito).
Conheci a nova educadora da Alice, conheci a nova sala, percebi como vai ser a dinâmica. Respirei de alívio. Voltámos a algo que se aproxima da Escola Moderna, em que não há programa curricular anual elaborado no início do ano para seguir à risca, em que os alunos não são obrigados a andar fardados, em que as actividades do dia são decididas em conjunto – educadora e crianças – no próprio dia de manhã, em função dos temas trazidos pelas crianças e da dinâmica do grupo. A meu ver, é assim que o pré-escolar tem de ser e não podia ter ficado mais descansada com a decisão que tomámos.

 

(a fotografia foi um dos exercícios criativos propostos no livro Conscious Creativity da Philippa Stanton, que ando a saborear calmamente)

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *