Leituras de 2018 #3

3. Segredo Oculto em Águas Turvas (“Outono”), de Mons Kallentoft

Este é o terceiro livro da tetralogia do sueco Mons Kallentoft e corresponde à estação do Outono. Todos os livros desta saga correspondem a uma estação do ano: o primeiro começou no Inverno, o segundo foi o Verão, agora o Outono, o quarto será a Primavera e o quinto será a “Quinta Estação”.
Nesta saga, acompanhamos a inspectora Malin Fors que, neste volume, se depara com grandes problemas a nível pessoal, tendo-se separado, outra vez, do seu marido e sentindo-se incapaz de manter uma relação saudável com a sua filha adolescente, apesar de ser o que mais deseja. A sua decadência física, porque começou a beber, e a crise na sua vida privada ocupam uma grande parte do livro, o que me aborreceu um pouco, porque não me identifico em nada com a heroína deste livro. Na verdade, ela é aqui mais uma anti-heroína que só tem olhos para a investigação e deixa tudo o resto desmoronar-se à sua volta.

Este autor usa as vozes dos mortos, que pairam sobre a investigação, como uma espécie de voz da consciência e humanização de personagens que só aparecem na história já mortas. Pretenderá, certamente, criar alguma empatia no leitor, mas e mim só gera um efeito de anticatarse.

Lá para o meio, a investigação adensa-se e o leitor fica preso à leitura. Mas chegar a esse ponto foi um esforço…

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *